Clicky

SEGURANÇA

Ataque cibernético faz EUA declarar estado de emergência em 17 Estados

Convergência Digital ... 11/05/2021 ... Convergência Digital

O ataque de ransomware contra as redes da Colonial Pipeline fez com que a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) emitisse uma declaração de emergência regional em 17 estados e no Distrito de Columbia (D.C.). A declaração permite o transporte alternativo de gasolina, diesel e produtos petrolífereos refinados para lidar com a escassez de fornecimento decorrente do ataque cibernético. Medidas têm validade até o dia 08 de junho.

O FBI confirmou que o oleoduto Pipeline foi atingido pelo ransomware Darksite. O ataque cibernético forçou a empresa a fechar 5.500 km de dutos de combustível da cidade de Houston ao porto de Nova York, no Texas, levantando preocupações sobre a vulnerabilidade da infraestrutura de energia norte-americana aos ataques cibernéticos.

"A Colonial Pipeline continua trabalhando em parceria com especialistas em segurança cibernética, policiais e outras agências federais para restaurar as operações de dutos com rapidez e segurança", informou a empresa em um comunicado. Por sua vez, os operadores do ransomware DarkSide também emitiram um comunicado na dark web.
“Somos apolíticos, não participamos da geopolítica, não precisamos nos amarrar a um governo definido e buscar outros nossos motivos”, disse a gangue do cibercrime, acrescentando: “Nosso objetivo é ganhar dinheiro, e não criar problemas para sociedade."

O darkSide funciona no modelo de ransomware as a service e teria vazado dados de pelo menos 91 organizações desde o início das suas operações, em agosto do ano passado. Entre as vítimas cujos dados internos teriam sido publicados estão outras empresas de petróleo e gás, como Forbes Energy Services e Gyrodata, ambas com sede no Texas.

De acordo com Crowdstrike, acredita-se que DarkSide seja obra de um ator de ameaças com motivação financeira chamado Carbon Spider (também conhecido como Anunak, Carbanak ou FIN7), cujo gerente de alto nível e administrador de sistemas foi recentemente condenado a 10 anos de prisão nos EUA.

*Com tradução do The Hacker News


Justiça do Rio derruba liminar de 2017 que exigia biometria em estádios

Para a 5ª Câmara Cível do TJRJ, não existe norma jurídica que expressamente imponha aos clubes, às federações e às confederações o dever de instalar nos estádios sistema de biometria para controle de acesso.

Abranet: Uma startup vira pó se tiver um vazamento de dados

A segurança e a proteção dos dados é preocupação zero para as empresas nascentes porque quem tiver uma falha, vai desaparecer, advertiu o presidente da Abranet, Eduardo Neger. Segundo ele, credibilidade implica sucesso ou o fracasso no negócio na Internet.

Leis nacionais não garantem segurança a uma rede transnacional como a internet

“Historicamente, a internet não nasceu preocupada com segurança. São adições que estão sendo feitas em voo, como DNSSEC e HTTPS”, diz o presidente do NIC.br, Demi Getschko.

Apenas 32% das empresas brasileiras têm área própria voltada para cibersegurança

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%, conforme mostra o Barômetro da Segurança Digital, realizado pela Mastercard. A boa nova é que a maioria enxerga positivamente o impacto da LGPD.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G