Clicky

Home - Convergência Digital

ConectarAgro quer 13 milhões de hectares na área rural com conexão 4G até o fim de 2021

Ana Paula Lobo - 01/07/2020

Levar conectividade para 13 milhões de hectares até o final de 2021. Essa é a nova meta da agora, Associação ConectarAgro. O movimento ConectarAGro foi criado há um ano e já conectou 5,1 milhões de hectares. Nesta quarta-feira, 01/07, em coletiva online, foi anunciada a criação da Associação, que nasce com oito associados: AGCO, Climate-Bayer, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. E ao serem indagados, se a associação tinha exclusividade com TIM e Nokia, como fornecedores de conexão e de tecnologia, o presidente da entidade, Gregory Riordan, da CNH Industrial afirmou que não.

"Estamos abertos a outros fornecedores e operadoras, mas elas terão de se associar e responderem aos nossos estatutos. Não há acordo de exclusividade", sustentou o executivo. Segundo Riordan, 35 empresas de diferentes áreas já demonstraram interesse em se associar, mas não falou quais são, e o trabalho de conectividade continuará tendo como pilar o 4G em 700 Mhz, usando o NB-IoT, a rede própria para conexão de coisas.

O diretor responsável pelo projeto na TIM, Alessandro Dal Forno, revelou que a iniciativa contabiliza 5,1 milhões de hectares cobertos com 4G, distribuídos por 218 cidades, em oito estados, somando mais de 50 mil propriedades, sendo 90% delas de pequeno porte, com até 100 Hectares, o que beneficiou aproximadamente 575 mil pessoas. Com a plataforma de NB-IoT, dedicada à conexão de objetos, foram 11,5 milhões de hectares cobertos.

O uso do 5G não está descartado, mas como a tecnologia vai usar tecnologias mais altas, como o 3,5 GHz, o alcance é menor em grandes áreas, mas o 4G em 700 Mhz segue sendo a tecnologia prioritária por atender a demanda e ser aberta e a mesma usada nas cidades.

Sobre o impacto da Covid-19 no agronegócio, o presidente da Associação ConectarAGro, admite que alguns projetos podem ter sido postergados, mas ela também obriga à digitalização como forma de recuperação dos negócios. "A Covid-19 estimula o uso das ferramentas digitais. Ela cria uma demanda ainda maior pela conectividade para sustentar os negócios no pós-pandemia", completa Gregory Riordan.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/11/2020
Vivo toma liderança da TIM no pré-pago

24/11/2020
Highline compra Phoenix Tower e passa a deter 3,2 mil torres no Brasil

19/11/2020
Congresso aprova isenção de taxas para internet das coisas até 2025

17/11/2020
Senado pauta PL do Fust e isenção de taxas para IoT

09/11/2020
Em agosto, 30 chips 4G foram ativados por minuto no Brasil

04/11/2020
Claro supera rivais no pós-pago. Vivo encosta na TIM no pré-pago

30/10/2020
Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

29/10/2020
Nova regra da Anatel reforça que IoT é valor adicionado para fugir de ICMS

23/10/2020
Proteja os seus dispositivos IoT. A LGPD chegou e pode pesar no bolso

20/10/2020
Governo dá ultimato para isenção de imposto para Internet das Coisas

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site