Clicky

INTERNET

WhatsApp suspende 5 mil contas/mês no Brasil

Ana Paula Lobo ... 11/02/2020 ... Convergência Digital

A criptografia é a tecnologia mais forte para garantir a segurança das pessoas e continuará sendo essencial no WhatsApp, afirmou o diretor de Políticas Públicas para aplicativos de mensagens do Facebook na América Latina, Pablo Bello, ao participar de debate para marcar o Dia mundial da Internet Segura, comemorado neste 11 de fevereiro.

O executivo revelou que 5 mil contas de WhatsApp são suspensas mensalmente no Brasil com o uso de técnicas como Inteligência Artificial. "As tecnologia permitem chegar às mensagens que não são criptografadas para fazer essa identificação de conteúdo considerado nocivo e com a necessidade da suspensão da conta", explicou.

Pablo Bello aproveitou o evento, transmitido pelo You Tube, para reiterar: as mensagens do WhatsApp não são armazenadas em servidores do Facebook, mas, sim, nos dispositivos dos usuários e o Facebook não tem qualquer acesso para garantir a privacidade. Disse ainda que não há nenhuma intenção de deixar de usar a criptografia forte. A citação é relevante, uma vez que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, defendeu no Supremo Tribunal Federal, que a Justiça tem o direito de pedir acesso as mensagens de usuários como forma de combate ao crime.

"O WhatsApp não é uma rede social. Ele é uma plataforma de comunicação privada. Ela foi criada na Ucrânia para assegurar o direito do cidadão se comunicar. Ela é voltada para países onde a democracia não está consolidada. A punição do uso indevido da plataforma está sendo perseguida pelas equipes técnicas, mas temos de garantir a privacidade".

O diretor do WhatsApp citou números para comprovar as ações de restrição ao uso indevido da plataforma. Segundo ele, apenas 7% das mensagens correspondem a reenvio no Brasil. As 93% restantes são comunicações tradicionais. A redução de 20 para cinco mensagens para reenvio determinou uma queda de até 30% nas mensagens reenvidas no Brasil. Os grupos de WhatsApp onde há a disseminação das Fake News têm, em média, no Brasil, a participação de sete pessoas. "O fato é que mais de 80% das mensagens trafegadas no WhatsApp são uma alma. Elas têm uma pessoa por trás", reforçou.

Pablo Bello participou de debate, promovido pelo CGI.br, para promover o Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, que acontece neste 11 de fevereiro. A data é comemorada em mais de 140 países e tem o intuito de envolver pessoas e diferentes setores em ações de conscientização, orientação, prevenção, autocuidado e promoção do uso seguro e da cidadania on-line.


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

STJ autoriza Telebras fazer manutenção de rede durante o dia

Foi derrubada decisão que impedia a estatal de fazer a manutenção durante o dia para evitar problemas técnicos durante o horário comercial. Para o Superior Tribunal de Justiça, restrição ao trabalho de manutenção representa risco de grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia. Medida abre precedente para outras prestadoras de serviços.

Elétricas: é irracional o uso dos postes pelas empresas de Telecom

Resolução do impasse, que se arrasta, é urgente, até por conta da chegada do 5G e pela necessidade da implantação das antenas de pequeno porte, as small cells, afirmam CPFL, Copel e Neoenergia.

LGPD: Passou da hora de as empresas contratarem seus DPOs

A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.

ISPs vão massificar o Wi-Fi 6 no Brasil

Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.

Para PGR, TV paga pela internet não exige cotas nem canais obrigatórios

Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G