Clicky

Alerta de desastres por SMS chega a cidades do Paraná

Convergência Digital* ... 12/06/2017 ... Convergência Digital

Depois do ‘piloto’ em Santa Catarina, Anatel e Defesa estendem a partir desta semana o sistema de alerta de desastres naturais por SMS a cinco cidades do Paraná, onde vivem mais de 100 mil pessoas. Para receber avisos de iminência de desastres, os interessados precisam se cadastrar. O serviço é gratuito. 

Nesta fase, os municípios contemplados com o serviço de alerta serão Prudentópolis (48.792 habitantes), Santo Antônio do Sudoeste (18.893), Querência do Norte (11.729) , Rondon (8.996) e Salto do Lontra (13.689). 

Os usuários de telefonia móvel que moram nessas cidades vão receber a seguinte mensagem convocando para adesão ao projeto piloto: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". 

O recebimento das mensagens é opcional.  Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o país até o final deste ano. O serviço de alerta via SMS é custeado e operacionalizado pelas empresas de  telecomunicações , sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Os órgãos da Defesa Civil estadual e municipal estão orientados a fornecer informações mais detalhadas e a tirar dúvidas da população. Será realizada campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades. 

Os dados são do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios e a implantação do projeto está a cargo da Anatel, em parceria com a Defesa Civil e Ministério da Integração. 

O projeto piloto começou a funcionar em fevereiro em 20 cidades de Santa Catarina, onde moram mais de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

* Com informações da Anatel


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Red Hat: para ser cloud nativa, uma tele precisa mais do que transformação digital, precisa de nova cultura

Mudar a mentalidade é essencial para que uma operadora de telecomunicações transforme seus negócios e suas redes, afirma Livio Tulio Silva, da Red Hat.

Cade aprova venda do controle da empresa de fibra da TIM para IHS

Operadora vai receber R$ 1 bilhão e pretende usar o dinheiro para pagar a fatia com a qual vai ficar a partir da compra da Oi Móvel.

TIM emite R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas à ESG

Operação é a primeira realizada por uma empresa de telecomunicações no país. Tele diz que todos os recursos arrecadados serão investidos em infraestrutura, em especial, no 5G.

5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

Pesquisa global, feita pela SUSE, e que ouviu 100 executivos no Brasil, aponta que oito em cada 10 líderes de TI se sentem bastante pressionados para entregar resultados tangíveis para os negócios.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G