Home - Convergência Digital

Comissão Europeia pede ações urgentes para ter 5G o quanto antes

Convergência Digital - 21/09/2020

Depois de pressão de operadoras e de fornecedores, a Comissão Europeia fez um pedido formal aos países membros para facilitar e acelerar a chegada do 5G, com ações que envolvem a redução da burocracia, uma coordenação internacional na atribuição de frequências e uma melhor divisão no acesso ao espectro. Os termos foram colocados em um documento oficial da Comissão Europeia para o desenvolvimento da fibra de alta velocidade e dos serviços 5G em todo o bloco econômico.

Um dos apelos é para a remoção dos obstáculos administrativos à implantação de redes. Uma das sugestões é que o tempo máximo para a autorização de uma implantação venha a ser de quatro meses. "Temos de evitar o minimizar quaisquer atrasos na concessão de acesso ao espectro de rádio para garantir a implementação do 5G", reforçou o documento.

O Comissário da CE para o Mercado Interno, Thierry Breton, observou que o acesso à Internet de banda larga representa uma mercadoria fundamental para os europeus. "Temos uma aposta geoestratégica para as empresas, devemos, juntamente com os Estados-Membros, permitir e acelerar o lançamento de fibra segura e redes 5G", reforçou. A CE deseja que seus membros identifiquem e compartilhem as melhores práticas para atingir seus objetivos até 20 de dezembro, com as diretrizes então acordadas em 30 de março de 2021.

*Com informações do Mobile World Live

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/10/2020
Governo da Itália usa poder de veto e manda empresa cancelar acordo com Huawei

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

07/10/2020
Oi segrega frequência do 3G para entrar na disputa do 5G

05/10/2020
Área técnica da Anatel prevê cinco blocos de 80 MHz para leilão 5G

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site