TELECOM

MCTIC define a estrutura de executivos para TICs

Ana Paula Lobo* ... 17/01/2019 ... Convergência Digital

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, definiu o seu 'time' para cuidar da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. O ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, foi nomeado para ocupar vaga de assessor especial do ministro.

Martinhão já atuou como secretário de telecomunicações do MCTIC durante o governo Dilma Rousseff e foi presidente da Telebras, responsável pelo acordo com a Viasat para a inclusão digital. No governo Temer foi para a Secretaria de Inovação para cuidar de temas como indústria 4.0. Também ocupa, pelo menos por enquanto, a posição de coordenador e conselheiro do Comitê Gestor da Internet – CGI.br

Com a permanência de Martinhão, o quadro do MCTIC ficou definido assim: o novo secretário de Inovação, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, e o secretário-executivo, Júlio Semeghini, ficam à frente das questões de TI, entre elas, a reestruturação da Lei de Informática, a partir da decisão da Organização Mundial do Comércio.

Telecomunicações ficará sob a gestão do secretário Vitor Menezes, que veio da Anatel. Caberá a ele, tratar de questões como Internet das Coisas, entre elas a definição da política nacional que está sendo aguardada pelo mercado e não foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer como se esperava. Também caberá a equipe de Vitor Menezes cuidar de temas como políticas de 5G, regulação e tributação, aqui, espera-se, em sintonia com a Anatel.

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 17, também traz a nomeação de Marcus Vinícius Paolucci para a direção do departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do ministério. Osmar Assis do Nascimento Filho irá exercer o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MCTIC. No último dia 11, já havia acontecido mudanças na estrutura.


Internet Móvel 3G 4G
Vendas por smartphones aumentam o faturamento do e-commerce em 36%

O volume de pedidos por dispositivos móveis cresceu 42% nos primeiros seis meses do ano, revela estudo da Ebit/Nielsen. O faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 26,4 bilhões, um crescimento de 12%.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel aperta o cerco aos equipamentos piratas de TV por Assinatura

Agência reguladora alerta que os aparelhos sem homologação aumentam o risco de vazamento de materiais tóxicos, choques elétricos e até explosões. No ano passado, mais de 200 mil foram lacrados. 

Vivo coloca IA Aura para atender clientes pelo WhatsApp

Pelo número 11-99915-1515, é possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, verificar consumo de dados, fazer recargas com bônus e receber 2ª via de conta, entre outras funcionalidades.

Silêncio positivo para antenas passa na MP da Liberdade Econômica, mas não como o mercado esperava

Serão os órgãos públicos- os responsáveis pela burocracia excessiva e que restringem a liberação da implantação - os responsáveis por determinar um prazo máximo de resposta. MP da Liberdade Econômica também mexeu em pontos da Lei trabalhista.

Unifique compra provedor Internet em Santa Catarina

Aquisição faz parte da estratégia da Telecom catarinense de ampliar sua área de expansão e conquistar 1 milhão de residências até 2025. Unifique, hoje, atende a 116 municípios do Estado de Santa Catarina.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G