TELECOM

MCTIC define a estrutura de executivos para TICs

Ana Paula Lobo* ... 17/01/2019 ... Convergência Digital

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, definiu o seu 'time' para cuidar da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. O ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão, foi nomeado para ocupar vaga de assessor especial do ministro.

Martinhão já atuou como secretário de telecomunicações do MCTIC durante o governo Dilma Rousseff e foi presidente da Telebras, responsável pelo acordo com a Viasat para a inclusão digital. No governo Temer foi para a Secretaria de Inovação para cuidar de temas como indústria 4.0. Também ocupa, pelo menos por enquanto, a posição de coordenador e conselheiro do Comitê Gestor da Internet – CGI.br

Com a permanência de Martinhão, o quadro do MCTIC ficou definido assim: o novo secretário de Inovação, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, e o secretário-executivo, Júlio Semeghini, ficam à frente das questões de TI, entre elas, a reestruturação da Lei de Informática, a partir da decisão da Organização Mundial do Comércio.

Telecomunicações ficará sob a gestão do secretário Vitor Menezes, que veio da Anatel. Caberá a ele, tratar de questões como Internet das Coisas, entre elas a definição da política nacional que está sendo aguardada pelo mercado e não foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer como se esperava. Também caberá a equipe de Vitor Menezes cuidar de temas como políticas de 5G, regulação e tributação, aqui, espera-se, em sintonia com a Anatel.

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 17, também traz a nomeação de Marcus Vinícius Paolucci para a direção do departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do ministério. Osmar Assis do Nascimento Filho irá exercer o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MCTIC. No último dia 11, já havia acontecido mudanças na estrutura.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.

Anatel reserva parte da faixa de 1,9 GHz da Claro para conexões via satélite

Ao analisar prorrogação do uso para telefonia fixa, agência reduziu prazo a cinco anos com vistas a mudar a destinação para o serviço móvel global por satélite.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G