GOVERNO

TSE: eleição 2018 usou 15 milhões de linhas de programação

Convergência Digital* ... 10/09/2018 ... Convergência Digital

Uma cópia física dos programas informatizados que serão utilizados nas urnas eletrônicas nas eleições 2018 já está armazenada na sala-cofre da Corte Eleitoral. A cópia foi levada pessoalmente ao local pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Instalada nas dependências da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a sala-cofre é uma câmara que conta com um sofisticado sistema de segurança que garante o isolamento dos programas.

Somente três servidores têm acesso ao local e, para abri-lo, é necessária a leitura das digitais de dois desses servidores ao mesmo tempo, além de crachá específico. Além disso, o acesso à sala-cofre requer a utilização de uma chave que fica guardada em um segundo cofre, também com entrada restrita. Outra medida de segurança é que, tanto para entrar quanto para sair do local, é imprescindível que cada porta do nível anterior seja fechada para que a seguinte seja aberta.

Não é só o acesso à sala que é protegida. Todo o ambiente conta com um certificado contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo, armas de fogo e, até mesmo, pequenos terremotos. Além, disso a sala é monitorada 24 horas por dia, durante os sete dias da semana por pelo menos três pessoas. Tanta precaução se justifica. Além do sistema de votação eletrônico, o cofre guarda os dados de todos os eleitores brasileiros (cadastro eleitoral), inclusive os referentes à biometria (identificação por meio de digitais) e à rede da Justiça Eleitoral.

Os programas que serão utilizados nas urnas eletrônicasforam assinados, por meio de certificação digital, pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, e pelo perito criminal da Polícia Federal, Marcelo Silva. O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, explicou que são necessários 120 conjuntos de programas e 15 milhões de linhas de programação para a realização de um processo de votação informatizado. “Fizemos as assinaturas digitais que geram uma blindagem em todos esses programas e ainda garante sua autoria e integridade”.

As cópias dos programas lacrados serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que serem inseridos nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e de candidatos, nas denominadas cerimônias de Carga e Preparação. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido conforme sua logística, o que deve ocorrer a partir do dia 17 de setembro.

*Com informações do TSE


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

TSE: software usados na urna eletrônica são desenvolvidos no Tribunal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também rebateu a suposição de fraude. “Digo apenas que ele (Jair Bolsonaro) sempre foi eleito usando a urna eletrônica. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a OAB”.

Órgãos públicos centralizam atendimento de ouvidorias em um único portal

Novo Decreto obriga a integração dos canais de atendimento de todos os órgãos da administração federal direta. Atualmente existem 386 unidades de ouvidorias federais. A governança ficará com a Controladoria Geral da União.

eSocial já tem 1 milhão de empresas, mas grandes estão atrasadas

Das mais de 12 mil empresas que devem substituir o recolhimento do FGTS até 27/8, menos de 8 mil estão prontas.

Plano de IoT aguarda apenas a assinatura do presidente Temer

"O decreto está pronto", diz Thiago Camargo, da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC. Sobre Transformação Digital, ele lembra que o governo deve atuar como facilitador.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G