GOVERNO

TSE diz que 60% dos eleitores já têm cadastro biométrico

Luís Osvaldo Grossmann* ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

O Tribunal Superior Eleitoral avisou que 60% dos eleitores brasileiros já têm cadastro biométrico, ou mais de 86 milhões de pessoas. Quer dizer que a Justiça Eleitoral superou largamente a meta de 2018, que eram 9 milhões, tendo cadastrado até aqui 14 milhões de cidadãos.

O cadastro biométrico também atende ao projeto da nova identificação civil nacional e os números divulgados pela Justiça Eleitoral significam que aproximadamente 40% de todos os brasileiros já estão na base de dados que serve ao novo documento de identidade.

Regionalmente, o Paraná foi o estado com maior corrida ao cadastramento biométrico – pelo qual o TSE armazena digitalmente as impressões dos dez dedos. Lá, a meta era cadastrar 24 mil eleitores em 2018, mas o resultado foi muitas vezes superior, com 525 mil registros.

Acre, que superou a meta em 351%, Pará (346%) e Amazonas (177%) são destaques, mas o ritmo acelerado de cadastramento digital atingiu também outros 12 estados que da mesma forma ultrapassaram as metas previstas para este ano.

Assim, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também cadastraram mais que o previsto. Distrito Federal, Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins já recadastraram 100% do eleitorado.

* Com informações do TSE


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Vinte e dois anos depois, governo tenta, mais uma vez, criar uma identidade nacional

Mais um Grupo de Trabalho foi montado para fazer o projeto sair do papel. Objetivo é criar uma base digital que unifique documentos diversos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

MCTIC quer destravar acordo Telebras/Viasat por banda larga em 100 dias

Em entrevista ao portal do Palácio do Planalto, o ministro Marcos Pontes ambém falou sobre levar robótica para as salas de aula.

Caio Mario de Andrade é o novo presidente do Serpro

Perfil escolhido para a estatal é de um empreendedor da Internet. Vice-presidência ficará com um servidor de carreira, Wilson Biancardi Coury, que estava cedido à Rede Nacional de Pesquisa.

MCTIC quer modelo privado para o financiamento à inovação

“Temos a Finep, mas precisamos de um modelo de parceria com o setor privado”, afirma o novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G