GOVERNO

TSE compra impressoras, mas TCU teme que não dará tempo para 2018

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/05/2018 ... Convergência Digital

O Tribunal Superior Eleitoral vai comprar 30 mil impressoras para as urnas eletrônicas da CIS Eletrônica da Amazônia, por R$ 57,48 milhões. O TSE rejeitou o recurso da segunda colocada e já definiu como será a distribuição dos equipamentos. Mas para o Tribunal de Contas da União significa prazo muito apertado para que o voto impresso seja efetivamente usado no pleito de outubro.

Na semana passada, depois de dar a vitória à CIS Eletrônica, o TSE mais uma vez interpretou a legislação vigente e aprovou uma resolução pela qual “disciplina a implantação do voto impresso de forma gradual a partir das Eleições 2018”. Na leitura da Justiça Eleitoral, a Lei nº 13.165/2015 que obriga o voto impresso pode ser flexibilizada e ter sua implementação ao longo de 10 anos – embora a lei nada mencione sobre isso.

“A implantação gradual do que estabelece a norma é, de acordo com o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, um reflexo das contingências que cercam o tema. Segundo Fux, a implantação total do voto impresso – em 100% das urnas eletrônicas – seria impossível já neste ano, tanto do ponto de vista financeiro, quanto por aspectos técnicos. Isso porque o custo para a compra de módulos impressores é em torno de R$ 2 bilhões, o que extrapola o orçamento para esta finalidade”, justifica o TSE.

Um dia antes, o TCU aprovara o Acórdão 967/2018 que lembrava o histórico recente da impressão do voto, com o fracasso do primeiro pregão e o recurso que atrasou a conclusão do segundo. Ao calcular prazos com base nas datas previstas, o TCU conclui pelo relatório do ministro José Múcio Monteiro que “caso a assinatura do contrato seja realizada a partir de maio, o risco de não haver tempo hábil para a produção dos 30.000 MIV [módulos de impressão do voto] para o primeiro turno da eleição é alto”.

Na verdade, apenas 23 mil urnas devem ser usadas este ano. A nova resolução do TSE sobre o tema já distribui esse quantitativo entre as 27 unidades da federação. Segundo a Justiça Eleitoral, caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais definir, no período de 23 de julho a 31 de agosto, as seções eleitorais que receberão os equipamentos. Deve ser dada preferência aos locais que disponham de infraestrutura adequada e facilidade de acesso para eventual suporte técnico.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Serpro repudia acusação de venda de dados pessoais

Estatal diz nunca ter repassado conteúdo ao site 'Consulta Pública', 'congelado' por uma ação do MPF do Distrito Federal. Sustenta ainda que não vende 'secretamente' dados de pessoas naturais ou jurídicas.

Apps de e-gov não pedem consentimento e coletam mais dados do que precisam

Segundo estudo do InternetLab com aplicativos federais e de São Paulo, nenhum dos aplicativos pede consentimento expresso e metade não possui qualquer política de privacidade.

Anac autoriza Secretaria de Patrimônio da União usar drones para fiscalização

Licitação para a compra de equipamentos pelo governo deverá acontecer a partir do final de maio. Drones vão ser usados para fiscalizar uso irregular de áreas de praia, margens de rios, terrenos de marinha e espelhos d'água, dentre outros bens públicos de propriedade da União.

CDES quer prioridade para proteção de dados e transformação digital

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recomendou ao governo que garanta dotação orçamentária adequada e mecanismos de acompanhamento da digitalização do setor público.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G