GESTÃO

TCU manda Serpro e Dataprev mudarem planos de negócio

Luiz Queiroz ... 22/03/2018 ... Convergência Digital

O Tribunal de Contas da União avaliou nesta quarta-feira, 21/03, os modelos de negócios do Serpro e da Dataprev. Na parte que foi apresentada pelo ministro e relator, Vital do Rêgo, as empresas terão que mostrar maior eficiência na identificação dos custos, para formação de preços de serviços que garantam economicidade ao contratante.

Em linhas gerais, Vital do Rêgo indicou a necessidade das estatais mudarem seus modelos de negócio nos seguintes quesitos, levando em conta a parte do relatório que ele apresentou em plenário:

1 - As empresas devem verificar as causas dos baixos índices de eficiência operacional nos processos de desenvolvimento de sistemas.

2 - As empresas terão 180 dias para apresentar aos órgãos públicos a proposta comercial e os demonstrativos de formação de preços de cada serviço e do sistema objeto da proposta, para que se possa aferir quantidades e custo.

3 - Recomenda à Dataprev e ao Serpro que reavaliem seus modelos de negócio de desenvolvimento de sistemas para torná-los competitivos no mercado, promovendo, se possível a redução de preços, que garantam economicidade às contratantes.

A CDTV, do portal Convergência Digital, registra a apresentação do relatório pelo ministro Vital do Rêgo.


Carreira
No Brasil, mais de 60% usam smartphone próprio para fins profissionais no horário de trabalho

Pesquisa global mostra que 92% dos brasileiros tiveram acesso ao smartphone, um número 30% acima dos usuários de notebooks (70%). Levantamento também destaca que as mulheres são mais engajadas do que os homens no uso do WhatsApp.

eSocial: Código de Acesso, sem certificação digital, possui validade de três anos

Após esse período, o Código gerado expira e o empregador será convidado a criar um novo. Será necessário informar novamente os números de recibos de entrega da DIRPF ou do Título de Eleitor. Quem usar certificado digital não vai precisar passar por esse processo.

Governo não flexibiliza e mais de 700 mil empresas podem ser excluídas do Simples

A não regularização dos débitos poderá acarretar a exclusão do regime a partir de janeiro de 2019, mas não há facilidades - como houve o REFIS para as grandes empresas - para a quitação da dívida.

Serpro adia consolidação de data centers

Em entrevista à CDTV do portal Convergência Digital, diretor de Operações, Iran Porto Júnior, admite que está delegando a questão para o próximo governo. A consolidação do mainframe de São Paulo seria a primeira etapa da futura integração de todos os serviços no data center de Brasília.

Azul Seguros: erra quem descarta o legado na transformação digital

O CIO da seguradora, Paulo Cesar Imelk, diz que falar é fácil, mas fazer a transformação digital acontecer é muito difícil. "No nosso caso, estamos indo a passos de bebê. Não há guinada", observa.

Decreto amplia uso da terceirização no serviço público

Nova norma cria algumas exceções à terceirização e deixa à cargo do Ministério do Planejamento definir o que poderá ser objeto de “execução indireta”.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G