INCLUSÃO DIGITAL

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/12/2017 ... Convergência Digital

Dois anos depois do leilão de sobras da faixa de 2,5 GHz, realizado em dezembro de 2015, e apenas a Sky já avançou para o licenciamento de estações para uso dessa fatia do espectro. Parte das vencedoras concluiu o procedimento de outorga ainda em julho de 2016, e portanto deveriam começar a operar na faixa de 2,5 GHz no início de 2018. Outra leva só assinou em maio deste ano.

“A autorizada tem prazo de até 18 meses, contado a partir da data de publicação do extrato do ato de autorização de uso das radiofrequências associadas ao serviço no Diário Oficial da União, para a entrada em operação do sistema de telecomunicações, sob pena de extinção da autorização de uso da radiofrequência”, explica o superintendente de outorgas e serviços à prestação, Vitor Menezes. 

Ele ressalta, no entanto, que as regras permite prorrogar esse prazo uma única vez, por 12 meses, desde que a Anatel entenda que as razões apresentadas sejam relevantes. “Algumas empresas estão solicitando prorrogação do prazo de entrada em operação, o que já está sendo analisado e será decidido em breve”, informa o superintendente. 

Desde a realização do leilão, 110 empresas tiveram lotes do “Tipo C” adjudicados e homologados pelo Conselho Diretor. Tratam-se daquelas vencedoras classificadas, fora as desclassificadas, as que desistiram ou  aque tiveram lotes suspensos devido à interposição de recursos. Como resultado, 89 delas concluíram a outorga e fizeram o pagamento. É nesse grupo que boa parte firmou os termos ainda em julho do ano passado. 

Segundo ainda a Anatel, nos casos em que houve alguma pendência, as empresas que sanaram os vícios identificados na documentação já foram convocadas para assinar os termos em 12 de maio deste 2017. E no caso daquelas em que houve algum tipo de recurso, a papelada já foi analisada pela área técnica e agora aguarda decisão final do Conselho Diretor. 

Já naquelas situações em que não houve o pagamento dos valores vencedores no leilão, o procedimento natural é a extinção dessas outorgas. Mas de acordo com a SOR, “nem todo mundo que não pagou enquadra-se nessa situação, já que podemos ter aí situações variadas, como recursos”. 


Carreira
Checou o celular numa entrevista de emprego? Deu ruim...

Especialista enumera oito dicas que podem ajudar e/ou  prejudicar em um processo de recrutamento. Para a headhunter da Trend Recruitment, Débora Lima da Cunha, a linguagem não falada representa 60% daquilo que o candidato comunica.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Kassab: TCU avalizou contrato da Telebras com Viasat

Para o ministro, disputa judicial é natural em processo com muitos interessados e liminar é fruto de desconhecimento sobre o negócio. “O Judiciário vai estar do nosso lado e atestar a lisura do processo”, afirmou.

Ouvidoria da Anatel diz que migração da TV Digital deve virar referência global

Segundo o relatório sobre a transição, “autoridades  de nações  interessadas  no tema  têm  visitado  o Brasil  para conhecer  de perto o processo  simultâneo  de digitalização  da transmissão   da TV e  a liberação  da  Faixa  de 700 MHz “. 

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

“O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, observa presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G