TELECOM

Controladores e direção da Oi travam guerra judicial antes da assembleia

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/12/2017 ... Convergência Digital

Os controladores e a direção da Oi travam novas disputas judiciais na antevéspera da reunião de credores que, espera-se, vai decidir o destino da supertele nacional e do endividamento que supera os R$ 64 bilhões. De um lado, o fundo Société Mondiale, de Nelson Tanure, tenta adiar a assembleia, invalidar o plano de recuperação e ainda restaurar os poderes dos diretores indicados por ele e pela Pharol. De outro, a direção tenta evitar que novas decisões dos acionistas interfiram no encaminhamento de uma solução. 

Nesse clima de guerra, uma nova reunião do Conselho de Administração está marcada para esta sexta, 15/12. Na pauta, uma convocação extraordinária de Assembleia Geral de Acionistas. Os controladores, Société e Pharol, não gostaram dos termos do plano apresentado pelo presidente Eurico Teles, pelo qual as dívidas poderão ser convertidas em até 75% do capital. E temem que a diluição possa chegar a 90% caso aconteçam novas subscrições posteriores a essa fase. 

Por isso, além de um primeiro pedido para adiar a assembleia de credores marcada para 19/12, os controladores apresentaram um recurso à 7a Vara Empresarial do Rio de Janeiro, onde corre a recuperação judicial da Oi, na tentativa de derrubar a decisão daquele mesmo Juízo que afastou Hélio Costa e João Ribeiro – estatutários indicados por Société e Pharol – de qualquer envolvimento nas tratativas sobre a recuperação judicial. Alegam que as ameaças e intimidações sobre a diretoria executiva – que culminaram até com a troca na presidência da Oi – não passam de intrigas dos adversários com cumplicidade da imprensa. 

De sua parte, a direção da Oi tenta se defender. Para isso, também faz apelos à 7a Vara Empresarial, mas no sentido de garantir a blindagem judicial a novos movimentos dos acionistas. Em particular, pede ao juiz que o Conselho de Administração seja impedido de tomar medidas relacionadas à recuperação judicial na reunião marcada para esta sexta, ou em qualquer ocasião que preceda a assembleia de credores. 


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G