SEGURANÇA

Governo abandona auditoria de software como medida contra espionagem

Luiz Queiroz ... 09/08/2016 ... Convergência Digital

As medidas de combate à espionagem, previstas no decreto 8.135, durante o Governo Dilma Rousseff, não deram certo, segundo avaliação do Governo Temer. A decisão de exigir uma cláusula nos editais de licitação, de realização de auditorias no código-fonte de software, com o objetivo de garantir maior segurança das informações, praticamente não foi cumprida pelos gestores públicos. 

Em nenhum edital foi imposta essa cláusula, apesar da necessidade de se garantir que os dados não fossem violados por empresas estrangeiras prestadoras de serviços ao governo brasileiro.Criado no auge do estremecimento das relações entre os governos norte-americano e brasileiro, após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden, o decreto 8.135 está sendo revisto, segundo revelou com exclusividade ao portal Convergência Digital o novo secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Marcelo Pagotti.

En entrevista à CDTV do portal, Pagotti fala das novas medidas que estão sendo tomadas para garantir que as informações do governo não sejam espionadas por outros países no futuro. Assistam:


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
No combate aos crimes, a fusão do ciber e do real

A integração Cibernética (virtual) e Física é essencial para vincular atividades criminais aos suspeitos reais no mundo físico (real). A Tecnologia é meio dessa união.

Mais de 30 mil ciberataques são detectados em golpe ao WhatsApp no Brasil

Uma falsa promoção oferece R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos por conta do suposto aniversário da OTT de mensagens.

Vazamento de dados de até 500 mil contas enterra de vez a rede social Google+

Criada há sete anos para ser a concorrente do Facebook, o Google+ nunca decolou. Agora, com o anúncio de um vazamento de até 500 mil contas de usuários, a Alphabet, dona do Google, decidiu fechar o caixão e evitar um estrago semelhante ao vivido pelo rival Facebook. Sete anos depois, o Google+ está descontinuada.

Guerra cibernética: Reino Unido acusa a Rússia de usar hackers para desestabilizar o mundo

Tendo como base trabalhos do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC), o Reino Unido acusa a Rússia e a sua inteligência militar de estarem por trás dos ataques BadRabbit e à Agência Mundial Antidoping de 2016.

Facebook vive pesadelo e admite violação que afetou 50 milhões de contas

2018 não está sendo nada fácil para a rede social. Nesta sexta-feira, o Facebook admitiu uma violação de segurança que afetou cerca de 50 milhões de contas de usuários. Hoje a rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G