INTERNET

Comitê de Usuários da Anatel pede consulta pública sobre normas para franquia

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/05/2016 ... Convergência Digital

O Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST), da Anatel, quer que o Conselho Diretor da agência abra consulta pública para discussão normas relacionadas a oferta de planos de acesso a internet com limite de dados, notadamente nas conexões fixas. 

O pedido, aprovado em reunião do Comitê dos Usuários – que reúne agência, governo, operadoras e entidades de defesa do consumidor – na segunda, 9/5, é para que o comando da Anatel amplie a discussão sobre eventuais novas regras para a oferta de serviços de acesso à rede. 

“Queremos que a agência reconheça que errou na condução do tema e respeite as regras do jogo que ela mesma criou, como a obrigatoriedade de análise de impacto regulatório em questões de relevância para a sociedade”, diz o representante do Idec no CDUST e autor da proposta, Rafael Zanatta. 

Depois que o tema da franquia na internet fixa ganhou mobilização social – uma petição contra a franquia no Avaaz tem mais de 1,6 milhão de assinaturas – a Anatel baixou uma primeira medida cautelar, via superintendência de relação com os consumidores, exigindo que as empresas fornecessem ferramentas de medição de consumo antes de suspenderem o acesso ou cobrarem mais por isso.

Pressionada por ações judiciais, novos abaixo-assinados e por críticas de entidades como a OAB e até do Ministério das Comunicações, a agência resolveu subir o tema para o Conselho Diretor. Soltou uma nova cautelar suspendendo bloqueio ou cobrança após a franquia por tempo indeterminado e prometeu criar um grupo de trabalho para discutir com “a sociedade” eventuais mudanças na regulamentação. 

A decisão de criar um GT para discutir o assunto é de 28/4. Até esta terça, 10/5, ele ainda não foi criado e, portanto, sequer foram “qualificados” os grupos que falarão “pela sociedade” (além das operadoras) nesse esforço participativo. A expectativa do CDUST é de que pelo menos o pleito do comitê de usuários seja avaliado na próxima reunião do Conselho Diretor, na quinta, 12/5. 

* Com informações do Idec


Rock in Rio teve mais de 3 milhões de menções nas redes sociais

Com uso do Vizia, uma plataforma que usa Machine Learning, da Brandwatch, a organizadora do evento, Artplan, capturou conversas nas redes sociais e identificou os maiores destaques do festival.

Dados Pessoais: Google será julgado por coleta ilegal de dados de 4 milhões de usuários do iPhone

Tribunal de Apelação de Londres abriu caminho para ação judicial. "Esta decisão manda uma mensagem clara ao Google e outras grandes empresas de tecnologia: você não está acima da lei”, disse o líder dos usuários, Richard Lloyd.

Michael Stanton: Lutar pela manutenção da liberdade da Internet é prioridade global

Um dos responsáveis pela Internet comercial no Brasil, Michael Stanton é o mais novo integrante do Hall da Fama da Internet. Em entrevista ao Convergência Digital, o cientista adverte que Ciência e Tecnologia são a base estratégica para o futuro do Brasil.

Justiça rejeita queixa da OLX contra o Facebook por uso indevido da marca

A 1ª Câmara de Direito Empresarial do TJSP entendeu que a rede social não tem o dever de fiscalizar antecipada e permanentemente o conteúdo de terceiros.

Quase 10% dos brasileiros admite não ver mais TV tradicional

Pesquisa feita pelo Google, dono do You Tube, mostra que em cinco anos, o consumo de vídeo na web cresceu 165%, enquanto o de TV cresceu apenas 24% no mesmo período.  Maior parte dos entrevistados usa o YouTube para melhorar a carreira profissional.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G