INTERNET

Comitê de Usuários da Anatel pede consulta pública sobre normas para franquia

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/05/2016 ... Convergência Digital

O Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST), da Anatel, quer que o Conselho Diretor da agência abra consulta pública para discussão normas relacionadas a oferta de planos de acesso a internet com limite de dados, notadamente nas conexões fixas. 

O pedido, aprovado em reunião do Comitê dos Usuários – que reúne agência, governo, operadoras e entidades de defesa do consumidor – na segunda, 9/5, é para que o comando da Anatel amplie a discussão sobre eventuais novas regras para a oferta de serviços de acesso à rede. 

“Queremos que a agência reconheça que errou na condução do tema e respeite as regras do jogo que ela mesma criou, como a obrigatoriedade de análise de impacto regulatório em questões de relevância para a sociedade”, diz o representante do Idec no CDUST e autor da proposta, Rafael Zanatta. 

Depois que o tema da franquia na internet fixa ganhou mobilização social – uma petição contra a franquia no Avaaz tem mais de 1,6 milhão de assinaturas – a Anatel baixou uma primeira medida cautelar, via superintendência de relação com os consumidores, exigindo que as empresas fornecessem ferramentas de medição de consumo antes de suspenderem o acesso ou cobrarem mais por isso.

Pressionada por ações judiciais, novos abaixo-assinados e por críticas de entidades como a OAB e até do Ministério das Comunicações, a agência resolveu subir o tema para o Conselho Diretor. Soltou uma nova cautelar suspendendo bloqueio ou cobrança após a franquia por tempo indeterminado e prometeu criar um grupo de trabalho para discutir com “a sociedade” eventuais mudanças na regulamentação. 

A decisão de criar um GT para discutir o assunto é de 28/4. Até esta terça, 10/5, ele ainda não foi criado e, portanto, sequer foram “qualificados” os grupos que falarão “pela sociedade” (além das operadoras) nesse esforço participativo. A expectativa do CDUST é de que pelo menos o pleito do comitê de usuários seja avaliado na próxima reunião do Conselho Diretor, na quinta, 12/5. 

* Com informações do Idec


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 

CGI.br quer uso dos fundos de Telecom para garantir Internet na pandemia

Entidade recomenda a Executivo e Legislativo o uso de fundos setoriais para subsidiar a conectividade dos mais pobres, além de ampliação de infraestrutura e ações que facilitem a instalação de antenas de celular. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G