SEGURANÇA

Ataque consegue alterar votos na urna eletrônica

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/03/2016 ... Convergência Digital

O Tribunal Superior Eleitoral apresentou nesta terça, 15/3, o resultado final dos testes de segurança na urna eletrônica. E com ele, uma surpresa: ao fazer o balanço das tentativas de quebra da segurança, na semana passada, o TSE esqueceu de mencionar que pela primeira vez um ataque teve sucesso em alterar os votos na urna.

O feito é do analista de sistemas, Sérgio Freitas da Silva, ele mesmo um veterano dos testes patrocinados pelo TSE – foi o vencedor do primeiro teste, em 2009, quando demonstrou ser possível recuperar os votos com a captura, por radiofrequência, do que era digitado.

“Foi a primeira vez que um ataque foi bem sucedido em violar a integridade do voto, não o sigilo”, admite Sérgio. “Descobri uma vulnerabilidade no código verificador, usado como medida de contingência em casos, por exemplo, de urnas com defeito, e gerei um ataque para construir um boletim de urna falso”, explica.

Parte do sucesso foi o uso desse código (hash) para autenticar como verdadeiro o boletim de urna falsificado – ou seja, fazer com que o sistema interpretasse o novo boletim como a legítima apuração da urna.  É com base nos boletins de urna que o sistema totalizador calcula o total de votos.

O TSE afirma que a chance de essa brecha ser utilizada é desprezível “zero vírgula zero zero zero...”, nas palavras do ministro Henrique Neves, que fez a apresentação do relatório final dos três dias de ataques. Segundo ele, “o teste não é para provar que a urna é perfeita, mas buscar uma forma de aperfeiçoamento”.

O argumento do Tribunal é que o ataque se de circunstâncias propiciadas por medidas de contingência. “Nas últimas eleições, isso aconteceu com apenas 33 urnas no primeiro turno e com 17 no segundo”, diz o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino.

O relatório final dos testes destaca também outros dois sucessos. A equipe do professor Luis Fernando de Almeida, diretor do departamento de informática da Unitau, em Taubaté-SP, explorou o sistema de áudio que auxilia a votação de pessoas com deficiência visual e com isso quebrou o sigilo dos votos.

Já o professor João Felipe Souza, do curso de informática do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, conseguiu ‘formatar’ (reflash) a urna. “Com isso seria possível votar novamente, mas na situação real é impraticável, porque tem que abrir a urna para fazer alterações”, diz ele.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
CredDefense economiza R$ 1 bilhão com reconhecimento facial

Plataforma brasileira de detecção de fraude, que reúne informações de mais de 130 empresas, implementou as soluções de reconhecimento facial da NEC para mapear as características faciais do consumidor, com a análise de foto de documento quando ele faz um cartão de loja. Redução nas fraudes superou a casa dos 90%.

MPDF abre investigação sobre vazamento de 2 milhões de dados de clientes da C&A

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, a própria empresa admitiu ter sido alvo de um ciberataque no Brasil. Entre as informações vazadas estariam o número do CPF, e-mail, valor adquirido e outros.

Gastos globais com segurança vão crescer 12,4% em 2018

Questões relacionadas à privacidade puxam investimentos, que vão passar de R$ 450 bilhões.

Os robôs já chegaram ao centro de operações de Segurança

Mas eles nunca vão substituir os homens na resposta aos incidentes, mesmo com o uso de certas técnicas de inteligência artificial. "Há um exagero muito grande com o uso dessa tecnologia", adverte o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Augusto Barros.

Governo lidera e 40% dos sites brasileiros não são seguros

Levantamento feito pela BigData Corp, a pedido da Serasa, indica que pelo menos 7,2 milhões de endereços não possuem certificado de criptografia SSL. Percentual é alto mesmo em sites que fazem transações financeiras.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G