Convergência Digital - Home

São Paulo está em piloto do BID para uso do big data para demandas sociais

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 25/09/2018

As demandas sociais são muito mais dinâmicas que os ciclos eleitorais, mas isso não é necessariamente claro para administradores públicos. Para enfrentar o dilema, um projeto do BID e da FGV fará um piloto em cinco cidades – São Paulo, Montevidéo, Quito, Miraflores e Jalapa – para usar Big Data como forma de antecipar as demandas sociais.

“As demandas mudam mais que os ciclos eleitorais de quatro anos. Por isso a gente precisa criar novas formas de aproximar o governante das demandas da sociedade. E a melhor forma é como as grandes empresas já fazem. A Amazon consegue atender a demanda de livros de acordo com o gosto de cada usuário. O Google consegue dar respostas às pesquisas adaptadas à demanda de cada usuário. Não tem porque o governo não atender os cidadãos dessa mesma forma”, explicou em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o pesquisador da FGV Pablo Cerdeira.

Segundo ele, a fase atual é de diagnóstico das peculiaridades das cinco cidades e a implementação começará em 2019. Ele lembra, no entanto, que no caso do Brasil ainda falta esclarecer até onde o Estado pode se valer dos dados pessoais dos cidadãos para construir políticas públicas.

“É crucial definir de quem são os dados e até onde eles podem ser usados. A lei estabelece limites para a esfera privada, a questão da autorização de uso. Mas a gente ainda não estabeleceu como o interesse público pode se utilizar disso desde que se respeite os direitos individuais. Esse é um ponto que teremos que enfrentar logo. Como o interesse público vai usar esses dados em favor da sociedade.”


PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.


Destaques
Destaques

RNP muda para ir ao mercado e oferecer serviços de nuvem

“Muita coisa mudou em 10 anos. As novas definições têm mais a ver com o momento e com o futuro da RNP”, afirma o diretor-geral Nelson Simões. Até agora, a RNP atuava como broker e orquestradora com Google e Microsoft para conteúdo educacional.

Escolha o fornecedor certo. Parece simples, mas não é

Um estudo feito pelo Gartner mostra que até 2020, empresas que não utilizam computação em nuvem serão tão raras quanto as que hoje não utilizam internet. Isso porque a maioria das inovações tecnológicas é centrada em cloud.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site