INOVAÇÃO

MCTIC terá bônus tecnológico de R$ 2 milhões para inovação nas PMEs

Convergência Digital* ... 27/08/2018 ... Convergência Digital

Começou nesta sexta-feira, 24/08, o prazo para se inscrever no Programa para Concessão de Bônus Tecnológicos e Capacitação para Inovação em Manufatura Avançada. A iniciativa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo, serão destinados R$ 2 milhões para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para soluções em produtos, processos e serviços para manufatura avançada, realizados por micro e pequenas empresas (MPE), em parceria com médias e grandes empresas (Empresas Parceiras/Âncora). O prazo para submissão de propostas é até dia 2 de outubro de 2018.

A coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do MCTIC, Eliana Emediato, explicou que o bônus tecnológico é um dos instrumentos criados pelo novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Com o bônus, o Estado aplica recursos diretamente na empresa, para pagamento pelo compartilhamento e uso de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de contratação de serviços especializados ou transferência de tecnologia. Isso trará ganhos expressivos ao país, porque é nas empresas que a inovação, de fato, acontece.”

Eliana lembra, ainda, que é importante que as propostas apresentadas estejam vinculadas a uma ou mais áreas estratégicas tecnológicas, aplicáveis à manufatura avançada, conforme o Plano de CT&I para Manufatura Avançada no Brasil. Confira a íntegra da chamada pública do Programa para Concessão de Bônus Tecnológico e Bolsas para Inovação em Manufatura Avançada.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Fintechs incubadas pelo BC já encontram negócios no sistema financeiro

Projetos selecionados pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas já estão em uso em instituições como Bradesco e há negociações com outras instituições.

FICO leva IA e machine learning para além da indústria financeira

Verticais como varejo, manufatura e telecomunicações já são usuárias da solução,revela o vice-presidente e diretor-geral da FICO para América Latina e Caribe, Alexandre Graff.

Seguradora HDI trabalha legado para pavimentar transformação digital

Seguradora instituiu um plano de jornada, com quatro anos de duração, para se adaptar à uma nova era digital, afirma a CIO da HDI, Denise Ciavatta.

Brasil fica longe da Inovação e acumula mais de 225 mil pedidos de patentes

Estudo produzido pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) adverte que o País só despenca no ranking global de inovação e, neste momento, ocupa a última posição. Governo e empresas privadas investem pouco e não assumem os riscos inerentes à Inovação.

Ministério da Economia quer privatizar o financiamento à inovação

Além das empresas estatais de TICs como Serpro, Dataprev, Telebras e Ceitec, lista da secretaria de desestatizações , comandada por Salim Mattar, inclui a Finep, agência de fomento do MCTIC, e o próprio BNDES.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G