SEGURANÇA

Apple terá página global para fornecer dados de usuários às autoridades

Convergência Digital ... 06/09/2018 ... Convergência Digital

A Apple anunciou que vai disponibilizar, ainda neste ano de 2018, um portal na internet para responder aos pedidos de autoridades do mundo inteiro por informações relacionadas a usuários de seus equipamentos, como celulares iPhones.

“Até o fim de 2018 vamos começar o lançamento de um portal online para autoridades [law enforcement officers] globalmente submeterem requisições legais por dados, pedidos de rastreamentos para obterem dados da Apple”, diz a empresa em seu site.

Os dados que podem ser disponibilizados incluem a identificação de equipamentos, registros de atendimento aos clientes e mesmo conteúdos armazenados na nuvem da empresa (iCloud) como e-mails, fotos, documentos, contatos, agendas, bookmarks, histórico de navegação, buscas, mensagens e backups de equipamentos com sistema iOS.

Atualmente, os pedidos são feitos a partir da troca de e-mails específicos com a empresa americana, que também anunciou esforços para treinamento de autoridades, especialmente para ajudar agências e autoridades de países com menores estruturas a também obterem informações, o que deve incluir treinamento online.

No site, a Apple aponta critérios para pedidos feitos por autoridades nos EUA e também em outros países. Nesse segundo caso, a empresa sustenta que os pedidos “devem respeitar as leis aplicáveis, inclusive a Lei de Privacidade das Comunicações dos Estados Unidos”. Mas explica que acordos de assistência legal mútua, os MLATs, valem como cumprimento da lei americana.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

BT Brasil defende clientes de mais de 125 mil ataques cibernéticos/mês

De acordo com o diretor geral da operadora no Brasil, Alex Inglês, em 12 meses, a companhia ‘defendeu’ cerca de 18 mil ataques DDoS de larga escala, alguns chegando a 650 gibabits. Complexidade tributária afasta investimentos em rede no Brasil, afirma ainda o executivo.

EUA voltam a acusar China de espionagem cibernética

Agência de Segurança Nacional alega que os chineses violam acordo para restringir esse tipo de ‘ataque’ firmado em 2015.

No Brasil, 20% das PMEs quebram após ataque hackers

Levantamento feito com 285 empresas mostra que boa parte pagou resgate para ter dados recuperados após ataque hacker. O pagamento é feito, em média, de 0,3 a 0,4 do valor de um bitcoin (R$ 9,6 mil). Entre as PMEs pesquisadas, seis de cada 10 admitiram ter sido contaminadas por malware.

Brasileiro desconfia que Lei de Proteção de Dados não vai 'pegar'

Pesquisa mostra que 58% não estão confiantes de que a legislação trará os avanços necessários para a proteção dos dados. Maioria se mostrou bastante preocupada com ataques hackers e de vírus cibernéticos.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G